Além de deixar a casa mais fresca e absolver a água da chuva, os telhados verdes dão um toque de natureza a qualquer projeto de arquitetura.
O eco telhado também conhecido no meio arquitetônico como jardim suspenso, é um forma eficaz de utilização dos recursos naturais para trazer conforto térmico as edificações, consiste em utilizar a área do telhado ou laje para a montagem de um jardim, podendo ter espessuras que variam entre 5 a 16 cm dependendo do tipo e a área onde será aplicado.Geralmente a técnica de implantação mais simples utilizar dos de materiais como, membrana ante raízes, manta de drenagem e manta para filtra nutrientes; terra adubada e a vegetação, essa que pode ser grama ou pequenos arbustos dependendo do local onde será aplicado devido ao seu peso.
Pode se utilizar juto com o telhado verde um sistema de reaproveitamento de água com o sistema Lamina. (só aplicável a superfícies totalmente planas
REUSO DE ÁGUA
A água dos chuveiros e das pias é filtrada num reservatório e então bombeada até o telhado para a rega da grama, responsável por uma nova filtragem. Então, escoa para o sistema laminar, que a redireciona para as descargas.
SISTEMA LAMINAR
Os módulos (1) são posicionados sobre a laje impermeabilizada com os sulcos para baixo. Eles são cobertos com uma manta que os separa das raízes, sobre a qual se dispõe uma camada de substrato fibroso (2) onde será plantada a grama. Porosos, os módulos são feitos de um material rígido que retém a umidade e os nutrientes e permite a passagem da água. Regulada por um ladrão (3), a lâmina de água mantém-se em 4 cm. Para facilitar a manutenção, que deve ocorrer duas vezes ao ano, o ralo sifonado fica dentro de uma caixa de inspeção (4). O sistema tem, no total, 16 cm de espessura e pesa em torno de 120 kg/m2.
O telhado vivo podem-se classificar em 2 tipos: os telhados simples que têm uma espessura de 5 a 8 cm, têm grama e podem levar flores. São não transitáveis, o quer dizer que não podemos caminhar sobre eles. A grande vantagem é que precisam de pouca manutenção.
Já os telhados intensivos têm uma espessura de aproximadamente 16 cm, podendo haver trafico de pessoas sobre o mesmo sem problemas, servindo como um bom local para lazer e para tomar sol. São bem mais complexos, por ser transitável precisando de um sistema de irrigação e manutenção periódica como qualquer bom jardim.
Atualmente para se fazer um telhado verde em uma uma casa uni domiciliar o custo ainda e alto mais compensado ao logo do tempo, como na economia de energia elétrica principalmente no verão que vem por reduzir o aquecimento solar em 40% dentro da casa e no inverno e capaz de isolar o calor dentro da casa, o preço em media e de R$ 125 o m² (metro quadrado). Além de deixar a casa mais fresca e absolver a água da chuva, os telhados verdes dão um toque de natureza a qualquer projeto de arquitetura, já imaginou uma grande capital do Brasil com sua maioria de casa e prédio com telhado verde ? Teríamos grandes benefícios, uma melhor qualidade do ar e diminuição das enchentes.
COMO MONTAR UM TELHADO VERDE
1 comentários:
Excelente artigo. Vamos partilhar.
Cumprimentos,
Greenplan
Postar um comentário