terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Inspire-se em 22 modelos de escadas .

Esse item tira noites de sono de quem vai construir. Que tipo de material? Quantos patamares? Como vai ser o corrimão? Dúvidas como essas somam-se ao medo de errar nas medidas. Na seleção abaixo, os modelos atendem a todos os tipos de casa. Os materiais também variam: madeira, metal, pedra, vidro. Quer um modelo sem corrimão? É possível. Basta tomar cuidado com as medidas dos degraus (para que a pisada fique bem confortável).


A escada tem armação metálica e é revestida com arenito colombiano. Projeto das arquitetas Fagiana Avanzi e Tininha Loureiro.
Os degraus, chumbados na parede, são de aço enferrujado. Em vez de guarda-corpo, o arquiteto Vicente Giffoni usou luminárias (os fios passam por dentro dos degraus, que são ocos).


Esta é de aço , iluminada com leds. Projeto do escritório Núcleo de Projeto.

Os degraus são de toras maciças de ipê, cravadas na parede. Projeto de M/PA Pedreira de Freitas Arquitetos.
No projeto de José Guilher Whitaker, a escada de mateira (Ita Estrutura de madeira) leva ao mezanino.A escada, despojada, tem degraus de itaúba e corrimão de ferro. Projeto de Flávio Amaral Lima.

A pedra goiás dos patamares dessa escada foi cortada para receber a grama-preta. Ela foi plantada em jardineiras de 10 cm de largura, 1,50 m de comprimento (médio) e 12 cm de profundidade. Projeto dos paisagistas João Jadão e Cid Carvalho.

Criativa, essa escada que leva ao gazebo, no projeto de Paul Prittscher e Graziela Oliveira, é feito com patamares de dormentes antigos.

Toda de peroba-mica, a escada se apóia apenas sobre a viga central. Depois de pronta, recebeu tingimento para ficar com a mesma tonalidade das esquadrias de garapeira. Projeto de Andrea Carla Dunelli.

Os espelhos dos degraus foram pintados com tinta acrílica fosca. Os patamaras são de madeira de demolição.

A edição de março de 2005, da revista Arquitetura & Construção trouxe uma reportagem com fotos das escadas de Santorini, Grécia. Essa escada, pintada, é um dos belos exemplares de lá.

O sistema construtivo dessa casa é da Durapine e utiliza pínus parafusado. No projeto de Marchetti + Bonetti Arquitetos Associado, os degraus receberam pequenas luminárias.

A casa mineira tem mais de duas décadas e já passou por várias reformas. Na última, coordenada por Lúcia Candiotto a escada teve o piso raspado e recebeu verniz acetinado. O corrimão recuperou a cor original do pinho-de-riga.

A escada concretada foi idealizada por Roberto Migoto. O mármore branco estatuário tem acabamento boleado nas bordas. O guarda-corpo de ferro foi pintado no tom do mármore.

Em formato helicoidal, a escada projetada por Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz tem espelhos de chapa grossa metálica e pisadas de pau-marfim. O primeiro degrau tem formato de caixa.

O projeto criado pelo artista plástico Ruy de Mello tem vidro laminado e temperado nos degraus e no guarda-corpo (duas placas de 10 mm). Cada degrau se apóia em tubos de aço. O primeiro e último degrau se apóiam no piso. A estrutura é de aço inox escovado. A estrutura da escada projetada por Vivian Calisse e Marcelo Cerqueira é metálica, pintada com tinta automotiva. Os degraus são revestidos com chapa xadrez que lembram piso de ônibus. A largura dos degraus é de 90 cm e a profundidade 38 cm.Esta escada de concreto plissado é feita numa única fôrma, com degraus que dão estabilidade ao material e permitem apoiar tudo numa só viga. O projeto é de PM&A Arquitetura.

Na reforma, feita pela arquiteta Marília Brunetti de Campos Veiga, os dois lances, estruturados sobre perfis metálicos de 8 cm de espessura, vencem o vão de 2,89 m. O trabalho é da Artisidera.

No projeto assinado por René Fernandes Filho com Adriana Rossi, o terceiro degrau se alonga formando uma bancada com gavetões de sucupira e uma área de descanso. Veja mais duas fotos a frente.

No projeto assinado por René Fernandes Filho com Adriana Rossi, o terceiro degrau se alonga formando uma bancada com gavetões de sucupira e uma área de descanso. Veja mais duas fotos a frente.No segundo e no terceiro lances da escada, assinada por René Fernandes Filho e Adriana Rossi, os degraus receberam placas de cumaru parafusadas no concreto.

8 comentários:

muito bom um trabalho genial

Amei esse post!
Ótima seleção de projetos.
Me inspirou muito.
Parabéns.

Amei todas, muito bom gosto.
Parabéns

Eu estou procurando um modelo de escada que fosse acoplçada a casa. Imagine um sobrado, semelhante ao MASP, ai a escada comessária do chão ao primeiro andar e continuaira até o sobrepiso, porém seria necessário encaixar um Hall a está escada para apenas quem está dentro casa posso continuar a subir. Se alguém tiver uma imagem legalposte o link. Abraço

Muito bonita essa escada, mas gostaria de saber se fosse uma rampa ficaria bonito? estou pensando na acessibilidade.
Muito bonita essa escada, mas gostaria de saber se fosse uma rampa ficaria bonita? Estou pensando na acessibilidade e na delicadeza do projeto.
Na verdade eu gostaria de ver um projeto de rampa que possa substituir escada e que ao mesmo tempo tenha uma visualização linda e delicada.

Essa escada é linda sem comentários, só que na verdade eu gostaria de ver um projeto de rampa que possa substituir escada dentro de casa e que ao mesmo tempo tenha uma visualização tão linda e delicada quanto esse modelo de escada.

Gostaria de receber um retorno, claudiana.caze08@gmail.com

estou procurando alguem p fazer uma escada balanço p mim, onde apenas os degraus apareçam... alguem sabe onde??

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More