terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Era um velho sobrado.

REFORMA  DE UM SOBRADO COM 162 M2.

Numa rua tranquila de um elegante bairro da capital paulista, fica esse sobrado que foi reformado, ficando tudo integrado, dá construção original só restou o contorno das paredes. O empresário Sérgio Dhelomme é o proprietário, trabalho dos arquitetos Luiz Fernando Rocco e Mauricio Zenzano.

1Estrutura reforçada, os acabamentos novos e a garagem ganharam uma cobertura que deixa a luz passar. Agora com uma área social ampla, home theater e cozinha integrada.

2

Na fachada principal garagem para dois carros, para a iluminação natural fluir melhor na cobertura da garagem uma grelha metálica deixa a luz passar e também funciona como piso do terraço dos dois quartos voltados para a rua, no andar superior.

3

4

Uma leve escada em balanço que não interfere visualmente, os degraus, cujo miolo é de chapa de ferro, que estão engastados numa viga metálica embutida na parede e encapados com cumaru, mesma madeira usada no piso de réguas palito. Embutido o corrimão num rasgo de 15 cm de profundidade na alvenaria para economizar espaço, tornando o conjunto mais delgado. Mas isso só foi possível por se tratar da parede divisória e mais robusta da casa.

5

Dois patamares revestidos de fulge conduzem à porta de entrada. Modelo pivotante feito de MDF laqueado, com puxador em cava recortada.

6Na cozinha uma boa bancada para o cooktop e a cuba. Micro-ondas, forno e lava-louças ocupam uma torre. Um elegante piso de granito preto da cozinha convive bem com o vizinho cumaru, que forra a sala de jantar. A bancada entre ambos os ambientes funciona como aparador. Duas folhas de correr embutidas nas paredes laterais podem fechar o vão entre a sala e a cozinha. A integração foi um pedido do proprietário, que gosta de receber.

7Com a retirada de algumas paredes no térreo, revelaram-se duas vigas estruturais de concreto sobre a sala de jantar. Para disfarçá-las, criou-se um forro quadriculado com vigas falsas de gesso e painéis ripados de cumaru que embutem a iluminação.

8

Embora pequeno, o pátio é muito bem aproveitado. Para o deck, a madeira é ipê, resistente e de aspecto envelhecido que combina com a pedra que reveste o paredão ao fundo.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More