Uma empresa norte-americana de arquitetura criou um conceito de casa pré fabricada que permite carregá-la para qualquer lugar.
Desmontável, a zeroHouse pode ser instalada sobre até três metros de água e em terrenos com morros com até 35° de inclinação. Isso porque a fundação está em espiral, o que torna desnecessário as escavações.
Criada como um projeto sustentável pelo escritório Specht Harpman, todos os espaços da casa são milimetricamente aproveitados. Cozinha, sala de jantar, sala de estar, dois quartos, banheiro e varandas cabem em apenas 60 metros quadrados.
Na casa, a energia vem de painéis solares e as janelas contam com vidros especiais que controlam a temperatura no interior da casa. Toda a residência é automatizada, controlada pelo computador e programada para que se use somente a energia estritamente necessária. Os aparelhos eletrônicos e materiais de construção são escolhidos de acordo com sua durabilidade.
Há também um processo especial de coleta de água da chuva. Com equipamentos específicos, a água da chuva é filtrada em quatro cisternas de mais de dois mil litros cada. O mesmo ocorre com o lixo orgânico e esgoto. Há uma unidade de compostagem no qual os dejetos são transformados em adubo e usados para alimentar o jardim uma vez ao ano.
Para quem ficou interessado, a casa custa US$350 mil.
A casa pode ser instalada em terrenos com morros com até 35° de inclinação.